OS TRANSTORNOS QUE VAZAMENTOS DE ÁGUA PODEM OCASIONAR

Ter problema de vazamento em casa não é só um contratempo e dor de cabeça que envolve gasto de dinheiro e provoca umidade e infiltração, mas também é um risco, já que o enfraquecimento de estruturas pode causar acidentes graves e fatais.

Atualmente, o maior causador de desperdício de água no Brasil é justamente o vazamento, e em algumas regiões do Brasil a perca hídrica pode ser de 75%, ou seja, a cada 100 litros, 75 se perdem completamente.

Em cidades grandes, a situação pode ser ainda pior, principalmente por causa dos chamados vazamentos ocultos, aqueles que não são percebidos rapidamente e muitas vezes quando aparecem de fato, a situação já está caótica nas tubulações e a nível estrutural.

Neste artigo, falaremos um pouco dos transtornos e riscos que vazamentos de água podem causar, as alternativas para resolver o problema e o profissional indicado para solucionar vazamentos de forma profissional.

Vazamentos de água

Muitas vezes, não temos noção do quanto um vazamento de água pode ser um problema, até começar a encontrar sinais graves de infiltração. A infiltração de água é um dos motivos de um vazamento, e quando ocorre de forma constante, pode causar o enfraquecimento de estruturas e consequentemente acidentes fatais.

No final do ano de 2019, um jovem morreu e outro ficou gravemente ferido por causa da queda de uma marquise. O fato foi noticiado em diversos jornais, inclusive no G1 (clique para ler). Dados preliminares apontam que ela tinha vestígios de uma manutenção muito antiga e infiltrações em toda sua extensão.

Casos como esse podem ser evitados se houver o cuidado com qualquer tipo de vazamento de água, e é possível apenas observando as paredes de casa e a conta de água.

Além do perigo que as infiltrações causam, a perca hídrica é um problema público. Só na capital de São Paulo e região metropolitana, entre 2017 e 2018 houve uma perca de 20% a mais do que no mesmo período do ano anterior.

A situação também acaba esbarrando no meio ambiente, sendo uma das causas de desperdício de água mais conhecidas. Quando acontece uma infiltração, alguns sinais são percebidos rapidamente:

  • Umidade;
  • Manchas nas paredes;
  • Mofo;
  • Pintura descascando ou afofada nas paredes;
  • Reboco caindo em áreas cimentadas;
  • Rejuntes e pisos soltando.

As vezes as infiltrações só são percebidas depois de algum tempo, pois o vazamento é oculto, ou seja, muito pequeno e mesmo constante, não é rápido para começar e levando anos para ser percebido.

Uma forma de auxiliar no combate a vazamentos de água é fazendo a impermeabilização das paredes. O processo conta com a utilização de produtos que repelem a água e não deixam que ela passe e infiltre para parede causando sua deterioração.

A impermeabilização porém, só é eficaz em dois casos: quando não existe qualquer tipo de vazamento e o produto tenha a reaplicação regular, pois com o tempo ele sai e necessita de uma nova aplicação. Com vazamentos, o impermeabilizante acaba não sendo eficaz, por isso a necessidade de resolver o vazamento e depois fazer a impermeabilização.

Os principais motivos para vazamentos de água residenciais

  • Encanamento – Canos antigos como os de ferro são mais suscetíveis a vazamentos e necessitam de troca total para os de pvc ou mais resistentes como de cobre;
  • Instalação das tubulações – Um encanamento mal instalado pode ser uma tremenda dor de cabeça, já que a junção errada dos canos ou produtos utilizados como colas de baixa qualidade, podem danificar e facilitar vazamentos;
  • Reformas – Pequenas reformas também podem causar um grande problema se forem feitos furos ou quebras de parede sem levar em conta as tubulações ou nem saber que tenha canos no local. Por isso é importante ter uma planta hidráulica com a localização de todos os canos para evitar acidentes.

Além desses motivos ocultos, alguns vazamentos mais simples e visíveis podem ser facilmente resolvidos, como uma torneira que não para de pingar ou a caixa acoplada que está sempre com um vazamento suspeito ao dar descarga.

Nos dois casos, é possível fazer a correção do problema trocando o reparo e anel de vedação, consertando e corrigindo o vazamento. No caso de problemas mais graves e ocultos de vazamento, com a necessidade de quebrar paredes, é necessário o auxílio de um profissional.

Caça Vazamentos

Quando aparecem vazamentos a primeira coisa que vem a mente é chamar um encanador, porém existem profissionais especializados em resolver esse problema de forma mais eficaz.

Para evitar essa situação e ter a solução de forma rápida a dica é buscar um profissional de Caça Vazamentos, mais preparado que um encanador e com o melhor custo benefício do mercado. O Caça Vazamentos possui experiência e equipamentos de localização de vazamentos confiáveis e eficientes, que encontram qualquer tipo de vazamento sem quebra-quebra.

Caça Vazamentos possui certificação e conhecimento, seguindo a norma de trabalho por método não destrutivo, ou seja, evitando ao máximo quebrar paredes sem necessidade, mas encontrando o vazamento através da tecnologia, com o uso de Geofone e aparelhos de precisão, que identificam o local do problema e garantem um serviço mais rápido, limpo e com custo muito mais baixo aos clientes.

Com preço acessível e qualidade de serviço, Caça Vazamentos oferece serviço de manutenção de tubulações, além de orientação ao cliente e garantia total, com orçamento sem compromisso. Sem dúvida, a melhor opção no combate a vazamentos de água.

Compartilhe

Solicite seu orçamento agora
Solicite um orçamento
Olá, como posso lhe ajudar?